Filme de Mike Leigh, também autor do argumento (nomeado para o Óscar de melhor argumento original), este "Another Year" é uma obra cinematográfica magnífica e verdadeiramente invulgar na sua forma.
Conta a história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, que procura dar apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. O drama é narrado em quatro actos, acontecimentos distintos que combinam com as estações do ano. Na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólico e ainda esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, talvez futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.
Traços bem estruturados de episódios do quotidiano das várias personagens conseguem revelar-nos com profundidade, pela forma como foram filmados e nos são apresentados, o mais representativo e significativo das suas vidas. Como sucede nos quadros dos pintores impressionistas, onde, com pinceladas rápidas mas ordenadas e com as cores adequadas nos é mostrado todo um mundo que não estávamos habituados a observar.
Do elenco de actores (Jim Broadbent, Lesley Manville, Ruth Sheen, Peter Wight, Oliver Maltman, e David Bradley), e ainda que todas as interpretações sejam de alto nível, há que salientar o desempenho de Lesley Manville, uma espantosa actriz que compõe uma "Mary" inesquecível.
Sem comentários:
Enviar um comentário