sábado, 26 de dezembro de 2009

"My Fair Lady", revisitada

Ontem, 25 de Dezembro, ao fim de uma óptima tarde de Natal passada em companhia da família, tive a oportunidade de rever, em versão DVD, este memorável filme musical de George Cukor, realizado em 1964. O argumento, baseado na peça teatral Pigmaleão, de George Bernard Shaw, conta a história de Eliza Doolittle, (Audrey Hepburn) uma modesta vendedeira ambulante de flores, em Londres, que conhece o professor de fonética Henry Higgins (Rex Harrison) que aposta, com o seu amigo Hugh Pickering (Wilfrid Hyde-White), que é capaz de transformar a iletrada vendedeira de flores numa dama da alta sociedade.

Este filme está, merecidamente, colocado na oitava posição da Lista dos 25 Melhores Filmes Musicais de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institut e divulgada no ano de 2006.

Com doze nomeações para os "Oscar" da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos E.U.A., viria a vencer merecidamente nas categorias de "Melhor Filme", "Melhor Director" (George Cukor) "Melhor Actor Principal" (Rex Harrison), "Melhor Direcção de Arte", "Melhor Fotografia Colorida", Melhor Figurino Colorido", "Melhor Trilha Sonora" e "Melhor Som".

Vários dos seus números musicais, como With a Little Bit of Luck, I Could Have Danced all Night, On the Street Where You Live, por exemplo, ficaram no ouvido de muitos e são recordados como momentos inesquecíveis nas suas memórias do melhor cinema de sempre.

Sem comentários: