Dentro do Expressionismo alemão, o grupo "Der Blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul), de Munique, é geralmente tido como o contrapeso do grupo "Die Brücke", de Dresden. O que se deve ao facto de os artistas de Munique terem, em muitos pontos, defendido outras posições e porque, em muitos aspectos, é impossível compará-los com o grupo de Dresden: não formavam um grupo fechado, não se apresentavam por meio de manifestos conjuntos e cadda um dos artristas do grupo criara o seu próprio e característico mundo de motivos.
"Der Blaue Reiter" foi, primeiramente, o título de uma publicação editada em 1912 pela editora Reinhard Piper, projectada como almanaque, sendo a equipa redactorial formada por Wassily Kandinsky e Franz Marc. A figura do cavaleiro, São Jorge em luta contra o Dragão, é frequente na iconografia de Kandinsky e representa o combate por uma nova estética. A cor azul é a cor celeste por natureza, a cor espiritual que evoca a necessidade, apontada por ele e por Franz Marc, de uma renovação espiritual de todos os campos ligados à cultura.
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