sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Carlos Cortes é o novo Bastonário da Ordem dos Médicos


Carlos Cortes venceu esta quinta-feira a segunda volta das eleições para a Ordem dos Médicos. Médico no Centro Hospitalar Médio Tejo e actual Presidente do Conselho Regional do Centro, vai substituir Miguel Guimarães, que é desde 2017 Bastonário desta Ordem.

Numa eleição que teve direito a segunda volta, Carlos Cortes teve 11.176 votos, enquanto Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde teve 6.867 votos, segundo os resultados provisórios divulgados após o fecho das urnas, pelas 19h00. Nesta segunda volta, que decorreu entre 7 de Fevereiro e esta quinta-feira, votaram 19.312 médicos. Assim, Carlos Cortes foi eleito Bastonário da Ordem dos Médicos com 57% de votos num acto eleitoral com abstenção de 68%.

O novo Bastonário da Ordem dos Médicos deverá entrar em funções no dia 14 de Março.

Natural de Lisboa, Carlos Cortes formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, tendo-se especializado em Patologia Clínica em 2006. Além disso, o médico de 53 anos, é subespecialista em Microbiologia Médica desde 2020 e fez pós-graduação em Gestão e Direcção em Saúde e de Ética em Saúde. Actualmente é presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e médico no Centro Hospitalar Médio Tejo.

Na primeira volta destas eleições, que decorreram entre 10 e 19 de Janeiro, tinham concorrido seis candidatos. Além de Rui Nunes e de Carlos Cortes, concorreram na primeira volta ao cargo de Bastonário, para o triénio 2023/2025, Alexandre Valentim Lourenço, Bruno Maia, Fausto Pinto e Jaime Branco, contudo, não houve a maioria necessária para eleger o novo Bastonário da Ordem dos Médicos, passando os dois mais votados a esta segunda volta.

Sem comentários: