terça-feira, 16 de setembro de 2014

Nadia Boulanger

Nadia Juliette Boulanger, pianista, organista, maestrina, compositora e prestigiada pedagoga musical, nasceu no dia 16 de Setembro de 1887 em Paris.

Nadia era filha de Ernest Boulanger, compositor e professor do Conservatório de Paris. Sua mãe, de origem russa, foi aluna de seu pai em Paris, antes de se casarem.

Nadia Boulanger entrou para o Conservatório de Paris com a idade de 10 anos, para estudar harmonia e composição. Despertou a atenção do mundo quando, em 1908, concorreu ao Prémio de Roma escrevendo uma fuga instrumental na primeira fase, quando era exigida uma fuga vocal. Mesmo assim foi classificada pelo júri, ganhando o segundo prémio.

Escreveu a ópera La Ville Morte (1911), música de câmara e canções.
 
Na década de 1920 parou de compor, depois da morte de sua irmã Lili Boulanger, que ela considerava uma compositora muito mais talentosa. A partir de então Nadia dedicou-se a dar aulas e a promover a obra de sua irmã.

O primeiro cargo oficial como professora foi no Conservatoire Femina Musique, de Paris, onde assumiu uma disciplina de piano em 1907. Mas já dava aulas particulares desde 1903. Tornou-se uma dos maiores professoras de composição do século XX e foi a primeira mulher a destacar-se como regente. 

Entre 1920 e 1939 regeu as cadeiras de harmonia, contraponto, história da música, análise musical, órgão e composição na Ecole Normale de Musique. Foi fundadora do Conservatório Americano de Música, em Fontaineblau, em 1921, assumindo a respectiva direcção em 1948. Entre 1946-1957 foi titular de piano acompanhante no Conservatório de Paris.
Foi professora de diversos músicos compositores de grande relevância no século XX, como Aaron Copland, Roy Harris, George Gershwin, Astor Piazzolla, Daniel Barenboïm entre muitos outros, e dos portugueses Armando José Ferreira, Jorge Croner de Vasconcelos e Elvira de Freitas.

Nadia Boulanger foi a primeira mulher a dirigir muitas das maiores orquestras na América e na Europa, incluindo a BBC Symphony, Boston Symphony, Hallé, New York Philharmonic e a orquestra de Filadélfia. Dirigiu várias estreias mundiais, incluindo obras de Copland e de Stravinsky. 

Nadia Boulanger faleceu em Paris, no dia 22 de Outubro de 1979.

Sem comentários: