sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pelo Algarve, no primeiro dia de 2010

A ponte romana de Tavira, sobre o Rio Gilão, fotografada hoje ao fim da tarde

Depois de uma festa de passagem de ano um pouco frustrante (os nossos promotores turísticos e os nossos hoteleiros do Algarve ainda têm algo que aprender com os seus concorrentes espanhóis...) e de um resto de noite bem dormido, o passeio matinal pelas ruas de Monte Gordo, sob um sol brilhante que amenizava o frio que se fazia sentir. Viam-se, sobretudo, pessoas da denominada "terceira idade", pouca gente jovem.

De tarde, após almoço, viagem directa a Vila Moura e à sua marina. Apinhada de uma multidão, rica em turistas, que deambulava de um lado para o outro, aproveitando um Sol radioso que, com o seu calor, disfarçava o frio de que as zonas menos expostas subitamente nos faziam lembrar. Restaurantes e esplanadas repletos, tornaram difícil descobrir uma mesa ou um simples lugar vago para um café rápido.

De regresso a Monte Gordo, um breve passagem por Loulé, estabelecimentos encerrados, quase deserta de pessoas, apesar de ser sede do maior e do mais populoso município algarvio. Depois, paragem em Tavira, já ao fim da tarde, com bastante movimento de populares na Praça da República e zonas adjacentes. Ao lusco-fusco, iluminação pública e enfeites natalícios já ligados, oportunidade para obter algumas fotografias que registassem mais esta visita à cidade. O Rio Gilão parecia um espelho, reflectindo a velha ponte romana na sua superfície.

A chegada a Monte Gordo já noite fechada, dava por findo este primeiro dia do ano de 2010, passado em plena região algarvia. Com bom tempo, um muito desejado intervalo, após semanas seguidas de intempérie e de chuva.

Sem comentários: