sábado, 21 de outubro de 2017

Será a derradeira oportunidade de olhar para o interior do país

Do editorial de Amílcar Correia, intitulado "Cuidar do interior é agora ou nunca", publicado hoje no jornal "Público", com a devida vénia:

.../...«Onde o Governo pareceu distante, Marcelo, como sempre, esteve afectuosamente próximo. O itinerário do Presidente pelos concelhos mais atingidos transmite a imagem dantesca da destruição do interior das regiões norte e centro e o sofrimento e desalento de uma população que tinha e tem todas as razões para se sentir abandonada por um Estado que bateu em retirada com o argumento centralista da austeridade. Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira, dizia ontem o que qualquer cidadão atingido poderia dizer: “[Fomos] literalmente abandonados pelos poderes públicos centrais.” E é aqui que Marcelo entra. Em quatro meses, bruscamente, substituímos a compreensiva solidariedade pela inevitável indignação.

.../...Depois disto, não é possível continuar a olhar o interior do país com a mesma distância e leviandade. Depois disto, que razões efectivas existem hoje para alguém viver, trabalhar ou investir em zonas não urbanas e excluídas de qualquer prioridade política nacional? É absolutamente necessário que o Estado seja capaz de elaborar uma estratégia de emergência que valorize o interior, que pode ser uma espécie de Plano Marshall, como lhe chamou Rui Tavares, ou outra coisa qualquer; que seja eficiente e mais ambiciosa do que uma unidade de missão para a valorização do interior. Esta será a derradeira oportunidade de olhar para o interior do país, abandonado e envelhecido, sob pena de assistirmos à desertificação definitiva de uma parte substancial do território.»

Sem comentários: