quarta-feira, 28 de junho de 2017

Quadro de Max Beckmann vendido por 45,8 milhões de dólares

Bird's Hell ("O Inferno dos Pássaros"), quadro do pintor expressionista Max Beckmann, foi leiloado ontem pela Casa Christie’s de Londres por 36 milhões de libras (45,8 milhões de dólares), o que constitui um recorde para o artista alemão.


"O Inferno dos Pássaros", no qual aparecem criaturas parecidas com pássaros a torturar homens nus, foi pintado entre 1937 e 1938 e constitui uma das obras anti-nazistas mais importantes de Beckmann.

"Este quadro emblemático é reconhecido unanimemente como o "Guernica" do expressionismo e o interesse internacional que despertou ficou claro na disputa" durante o leilão, declarou Adrien Meyer, director internacional da Christie’s para a arte moderna e impressionista.

Beckmann gozou de grande fama na sua Alemanha natal, onde importantes "marchands" apresentaram o seu trabalho a colecionadores particulares, até que o regime nazista considerou a sua obra "degenerada" e a retirou de todos os museus alemães, em 1937.

Nessa altura, o artista abandonou a Alemanha e foi viver em Amsterdão, onde permaneceu durante cerca de uma década, até se mudar para os Estados Unidos.

Beckmann faleceu em Nova Iorque, aos 66 anos.

Sem comentários: