segunda-feira, 15 de maio de 2017

Maria não é maior que Cristo, nem "santinha" de favores

Peregrinos com Maria, mas qual Maria? – Foi esta interrogação que o Papa Francisco deixou na passada sexta-feira, dia 13 de Maio, à noite, na Capelinha das Aparições, na bênção das velas. Numa saudação aos peregrinos, Francisco quis deixar claro que os cristãos devem ter devoção à mãe de Jesus, mas não a devem considerar maior nem melhor que Cristo nem uma "santinha a quem se recorre para obter favores a baixo preço".

"Com Cristo e Maria, permaneçamos em Deus. Na verdade, "se queremos ser cristãos, devemos ser marianos; isto é, devemos reconhecer a relação essencial, vital e providencial que une Nossa Senhora a Jesus e que nos abre o caminho que leva a Ele", disse o Papa Francisco, citando Paulo VI, o primeiro Papa a visitar o Santuário de Fátima.

Mas, logo de seguida, perguntou: "Peregrinos com Maria… Qual Maria? Uma 'Mestra de vida espiritual', a primeira que seguiu Cristo pelo caminho 'estreito' da cruz dando-nos o exemplo, ou então uma Senhora 'inatingível' e, consequentemente, inimitável? A 'Bendita por ter acreditado', sempre e em todas as circunstâncias nas palavras divinas, ou então uma 'Santinha' a quem se recorre para obter favores a baixo preço? A Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja orante, ou uma esboçada por sensibilidades subjectivas que A vêem segurando o braço justiceiro de Deus pronto a castigar: uma Maria melhor do que Cristo, visto como Juiz impiedoso; mais misericordiosa que o Cordeiro imolado por nós?"

(atenção às palavras do Papa Francisco a partir do minuto 26 da sua alocução)

Sem comentários: