terça-feira, 25 de abril de 2017

Ella Fitzgerald

Ella Jane Fitzgerald, cantora de jazz afro-americana, nasceu no dia 25 de Abril de 1917 em Newport News, Virgínia.

Durante a sua juventude Ella Fitzgerald queria ser dançarina, embora gostasse de ouvir as gravações de jazz de Louis Armstrong, Bing Crosby e "The Boswell Sisters". Idolatrava a cantora Connee Boswell.

Ella Fitzgerald estreou-se como cantora aos 17 anos, a 21 de Novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlem. Após a morte de Chick Webb, em 1939, assumiu a direcção da orquestra durante um ano, tornando-se depois independente.

O sentido rítmico de Ella Fitzgerald, a expressividade da sua voz, com uma extensão vocal que abrangia três oitavas, notória pela pureza de sua tonalidade, a sua dicção, fraseado e entoação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso "semelhante a um instrumento de sopro", particularmente no scat (parecido com o de Armstrong), o seu carácter jovial e o seu sentido estilístico, tanto para as baladas como para a interpretação de jazz, valeram-lhe o epíteto de First Lady of Song.

Considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American SongbookElla Fitzgerald teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prémios Grammy e recebeu a "Medalha Nacional das Artes" do presidente americano Ronald Reagan, bem como a "Medalha Presidencial da Liberdade", do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.

Diabética, j
á afectada pelos problemas de visão causados pela doença, Ella Fitzgerald teve as suas duas pernas amputadas em 1993. Morreu em 1996, em Beverly Hills, Califórnia, aos 79 anos de idade.

Sem comentários: