quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Yves Tanguy

Yves Tanguy, pintor e desenhador surrealista francês, naturalizado norte-americano, nasceu no dia 5 de Janeiro de 1900 em Paris.

Yves Tanguy foi sensibilizado para a pintura por um dos seu colegas de turma, Pierre Matisse, filho do pintor Henri Matisse e futuro negociante de arte em Nova Iorque.

Autodidacta, Yves Tanguy aderiu ao grupo surrealista em 1925. Fiel aos encontros quotidianos dos surrealistas no café Cyrano, amigo de Breton, fará doravante parte de todos os manifestos, de todas as exposições coletivas e manifestações do grupo. Em Montparnasse, bairro de ateliers e galerias, Tanguy descobre a pintura e lança-se nela sem qualquer aprendizagem. O mundo estranho de Giorgio de Chirico marca-o em particular. Visita as exposições surrealistas. Depois dos desenhos automáticos, sob a influência de Masson e de Miró, em 1926, e do abandono de qualquer referência humana, Tanguy desenvolve um estilo e uma temática que serão, doravante, os seus.

Yves Tanguy pintou paisagens desoladas, de espaços amplos e com cenas fantásticas, executadas com precisão e minúcia. Em 1938, no "Salon des Surindépendants", Tanguy admirou os quadros da artista norte-americana Kay Sage. Juntou-se a ela nos Estados Unidos no ano seguinte e instalaram-se em Woodbury, Connecticut. Casaram-se em 1940.

Yves Tanguy morreu repentinamente, vítima de hemorragia cerebral, no dia 15 de Janeiro de 1955, em Woodbury. Em 1963, depois de ter completado a organização do catálogo das obras de Yves Tanguy, Kay Sage suicidou-se com arma de fogo.

Multiplication of the Arcs, Yves Tanguy, 1954, The Museum of Modern Art, Nova Iorque

Sem comentários: