sábado, 7 de janeiro de 2017

Clara Haskil

Clara Haskil, pianista clássica romena radicada na Suíça, nasceu no dia 7 de Janeiro de 1895 em Bucareste.

Clara Haskil nasceu no seio de uma família judia sefardita em Bucareste, Roménia e estudou em Viena com Richard Robert e com Ferruccio Busoni. Foi viver para para Paris quando tinha apenas dez anos e onde começou a estudar com Joseph Morpain (aluno de Gabriel Fauré). Entrou depois para o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, para estudar com Alfred Cortot, embora tenha recebido de Lazare Lévy e de Mme Letarse-Giraud a maior parte dos seus conhecimentos. Graduou-se aos quinze anos com o Premier Prix em piano e violino.

Logo após a graduação, Haskil iniciou uma digressão pela Europa. N entanto a sua carreira foi interrompida por uma das inúmeras doenças físicas de que padeceu ao longo da vida. As frequentes doenças de que sofria, juntamente com o intenso medo do palco que enfrentou em 1920, fez com que sua situação económica se agravasse. Na maior parte da sua vida, Haskil encontrou-se em pobreza extrema. Após a Segunda Grande Guerra Mundial, durante uma série de concertos nos Países Baixos em 1949, Haskil começou a alcançar a fama que merecia.

Intérprete do repertório do classicismo e do início do romantismo, Clara Haskil tornou-se especialmente conhecida pelas suas apresentações e gravações de Mozart. É considerada por muitos, a intérprete mais importante de Mozart do seu tempo. Foi também apreciada como uma magnífica intérprete de Beethoven, Schumann, e Scarlatti.

Haskil colaborou com músicos famosos, como Georges Enescu, Eugène Ysaÿe, Pau Casals, Joseph Szigeti, Géza Anda, Isaac Stern e Arthur Grumiaux, com quem realizou o seu último concerto. Tocou como solista sob a batuta de maestros muito importantes, como Stokowski, Karajan, Beecham, Solti, Barbirolli, Boult, Jochum, Sawallisch, Kempe, Szell, Celibidache, Klemperer, Hans Rosbaud, Monteux, Cluytens, Paray, Markevitch, Giulini, Ansermet, Münch, Kubelik, Fricsay e Inghelbrecht, entre outros.

Haskil faleceu a 7 de Dezembro de 1960, em consequência dos ferimentos sofridos numa queda numa estação de comboio em Bruxelas, quando se preparava para viajar com Arthur Grumiaux, para um concerto no dia seguinte.

De dois em dois anos é realizado, em sua memória, o "Concurso Internacional de Piano Clara Haskil", fundado em 1963 "para honrar e perpetuar a memória da incomparável pianista suíça, de origem romena, que nasceu em Bucareste no ano de 1895". O Concurso tem lugar em Vevey, Suíça, onde Clara Haskil residiu entre 1942 até à sua morte em Bruxelas em 1960. Uma rua em Vevey tem o seu nome. O concurso recebe jovens pianistas de todo o mundo, que procuram o ideal musical que Clara Haskil inspirou e de que será sempre um exemplo.

Sem comentários: