segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vídeo da NASA: as placas de gelo das águas do Ártico estão a desaparecer

A NASA publicou recentemente um vídeo que mostra uma redução drástica nas placas de gelo das águas do Ártico. A evolução, estudada pela agência norte-americana, apresenta uma comparação do estado do oceano de Setembro de 1984 até Setembro de 2016.

Pode verificar-se que o gelo mais antigo está a desaparecer e que o gelo mais recente é menos espesso e menos resistente, dadas as temperaturas mais elevadas que se fazem sentir no Verão.


Existe, claramente, um rápido declínio no chamado gelo perene. Este gelo, também conhecido como gelo multi-ano (ou eterno), é a parte do gelo marinho que sobrevive à temporada de derretimento no Verão. O gelo perene pode ter um tempo de vida de nove anos ou mais e representa o componente mais espesso do gelo do mar e pode crescer até quatro metros de espessura. Em contraste, o primeiro ano de gelo que cresce durante um único Inverno é, geralmente, de mais de dois metros de espessura.

O vídeo mostra a idade semanal do gelo do mar entre 1984 e 2016. Pode ver-se ainda a variabilidade sazonal do gelo, que cresce no Inverno ártico e derrete no Verão. Estão apresentadas também as variações de ano para ano, que descreve a idade do gelo do mar em diferentes cores. O gelo marinho mais jovem, ou gelo do primeiro ano, é mostrado num tom escuro de azul, enquanto que o gelo que tem quatro anos de idade ou mais é mostrado como branco. A escala de cor identifica a idade dos anos intermediários. Este assunto tem sido amplamente estudado e, a NASA, na sua página oficial, disponibiliza marcadores que dão conta desta camada de gelo.

Sem comentários: