segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Louis-Nicolas Clérambault

Louis-Nicolas Clérambault, organista, cravista e compositor francês, nasceu no dia 19 de Dezembro de 1676 em Paris.

Louis-Nicolas viveu no seio de uma família ligada à música, da qual ele foi o membro mais destacado. Aprendeu a tocar violino e cravo muito jovem e estudou órgão com André Raison. Aperfeiçoou-se na composição e na voz com Jean-Baptiste Moreau.

Louis-Nicolas Clérambault tornou-se organista da igreja dos Grands-Augustins e entrou ao serviço de Françoise d'Aubigné. Após a morte de Luís XIV de França e de Guillaume-Gabriel Nivers, Louis-Nicolas tornou-se organista da igreja de Saint-Sulpice e da casa real de Saint-Cyr, uma instituição para meninas. Em 1719, Louis-Nicolas sucedeu a Raison, seu ex-professor na igreja de Grand-Jacobins. 

Louis-Nicolas Clérambault é reconhecido pelas suas cantatas em francês que lhe permitiram passar à posteridade, pela sua variedade melódica e rítmica, elegância e refinamento técnico Estas cantatas foram publicadas em cinco volumes, entre 1710 e 1726. Neste domínio, todos os peritos coincidem em salientar o grande êxito de Orphée (1710), para soprano, flauta, violino e baixo contínuo, considerada verdadeiro paradigma da cantata francesa do século XVIII. Os recitativos são de estilo francês, enquanto as árias adquirem um estilo italiano.

Louis-Nicolas Clérambault faleceu em Paris, a 26 de Outubro de 1749.

Sem comentários: