segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Evgeny Kissin

Ievgueni Igorevitch Kissine, mais conhecido sob o nome de Evgeny Kissin, pianista russo, nasceu no dia 10 de Outubro de 1971 em Moscovo. Adoptou a nacionalidade inglesa em 2002.

Nascido no seio de uma família judia,Yevgeny Kissine começou a tocar piano aos dois anos de idade e entrou aos seis anos para a prestigiosa academia russa de música Gnessin, de Moscovo, onde estudou com Anna Pavlovna Kantor.

A fama de Kissine foi muito precoce, como criança prodígio que era. Tocou pela primeira vez com uma orquestra aos 10 anos de idade, interpretando o Concerto KV. 466 de  Mozart e no ano seguinte deu o primeiro recital em Moscovo. O seu talento foi reconhecido no contexto internacional em 1984, com a interpretação dos dois concertos de Chopin para piano no Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, com a Orquestra Filarmónica de Moscovo, sob a batuta de Dmitri Kitaïenko.

Evgeny Kissine começou a ser conhecido na Europa em 1987, no Festival de Berlim. Em 1988 e 1989, sob a direcção de Herbert von Karajan, interpretou o Concerto para Piano No. 1 de Tchaïkovski. Estreou-se nos E.U.A. em 1990. Participou em 1992 nos Grammy Awards e deu o primeiro recital de piano da história dos Proms de Londres em 1997. 

Cidadão britânico desde 2002, em 2013 Evgeny Kissine pediu a nacionalidade israelita, afirmando que, como judeu, Israel é o país que pretende representar nos seus concertos.

Sem comentários: