segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Carlos Drummond de Andrade (2)

Carlos Drummond de Andrade, escritor brasileiro, nasceu no dia 31 de Outubro de 1902 em Atabira do Mato Dentro, Minas Gerais.

De família rural, Carlos negou-se a continuar a tradição de fazendeiros... Concluídos os estudos secundários em Nova Friburgo, regressou a Minas, começando a colaborar em jornais e revistas. Em Belo Horizonte concluiu o curso de Farmácia, mas nunca veio a exercer a profissão.

Professor de Português e Geografia em Itabira, em 1926 Carlos Drummond de Andrade vai, pouco depois, para Belo Horizonte como promotor do movimento modernista mineiro. Foi um dos directores de "A Revista" e redactor  dos jornais "Diário de Minas", "Minas Gerais", "Estado de Minas" e "Diário da Tarde". 

No Rio de Janeiro, onde se fixou em 1934, Carlos Drummond de Andrade exerceu altos cargos no Ministério da Educação. Foi chefe do gabinete do ministro da Educação (1934-1945) e chefe da Secção de História no Serviço do Património Histórico e Artístico Nacional. Na então capital federal, foi co-director do "Tribunal Popular" e redactor do "Correio da Manhã". 

Carlos Drummond de Andrade estreou-se, em 1930, com o volume "Alguma Poesia". Atingiu o auge da sua carreira poética com "Poemas" (1959). Cronista, ficcionista e, principalmente, poeta, é um dos maiores se não mesmo o maior vulto do modernismo brasileiro e um dos grandes poetas de língua portuguesa. Espectador atento dos acontecimentos, comenta-os de um modo gracioso, pondo em relevo o que neles há de autenticamente humano.

Poeta sintonizado com as mais profundas inquietações que atormentam o homem quanto ao sentido último da vida, Carlos Drummond de Andrade disfarça esta pungente simpatia humana com uma poesia humorada, não raro irónica e até sarcástica.

Carlos Drummond de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, a 17 de Agosto de 1987, por enfarte do miocárdio.  

Sem comentários: