sábado, 1 de outubro de 2016

Caravaggio (3)


.../... um terceiro e último período, em que as obras de Caravaggio prolongam o êxito das realizações anteriores: O Mistério de S. Mateus (1606), A Dormição da Virgem, David com a Cabeça de Golias (1607), A Degolação de S. João Baptista, etc.

Tanto a temática como o tratamento das suas obras, revolucionárias no seu tempo, exerceram influência notável em pintores de épocas posteriores, quer entre os mais notáveis, como Rubens, Velázquez e Rembrandt, quer uma mudança geral e radical em muita pintura feita em Itália, em França e na Flandres (na Holanda) e, muito especialmente em Espanha, gerando um estilo de pintura luminista e contrastada, geralmente conhecida por caravaggismo e tenebrismo.

Após uma carreira de pouco mais de uma década, Caravaggio morreu em circunstâncias desconhecidas. A sua morte foi registada no hospital de Porto Ercole, a 18 de julho de 1610, tinha Caravaggio 38 anos. O seu corpo permaneceu em local desconhecido durante  séculos. Somente Junho de 2010, uma equipa de cientistas e universitários italianos anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14, no pequeno cemitério de Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, na Toscana. A probabilidade de certeza desta descoberta, divulgada pelos pesquisadores, é de 85%. 

David com a Cabeça de Golias, Caravaggio, 1607, Kunsthistorisches Museum, Viena

Sem comentários: