quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Estação de São Bento do Porto foi inaugurada a 5 de Outubro de 1916

A Estação Ferroviária de São Bento, cujo nome tem origem no do antigo convento de São Bento de Avé Maria que existia naquele local, embora tenha entrado ao serviço a 7 de Novembro de 1896, só no dia 5 de Outubro de 1916 foi oficialmente inaugurada.



Esta estação ferroviária da cidade do Porto, da autoria do arquitecto José Marques da Silva, classificada desde 1997 como Imóvel de Interesse Público, é célebre pelos painéis de azulejos que representam acontecimentos históricos ocorridos em Portugal, que cobrem as paredes do grande átrio de entrada da estação.

Os azulejos, idealizados pelo artista Jorge Colaço, um grande pintor de azulejos daquela época e produzidos pela Fábrica de Cerâmica Lusitana, foram instalados entre 1905 e 1916. Contam-se cerca de 20 mil azulejos que cobrem uma superfície de cerca de 551 metros quadrados. Um friso colorido, na parte superior das paredes, descreve a história dos transportes em Portugal, terminando com a inauguração dos caminhos de ferro. A meio de uma das paredes encontram-se quatro painéis representando as quatro estações do ano.

Todos os meses cerca de um milhão de passageiros utiliza a Estação Ferroviária de São Bento como ponto de partida e chegada nas suas deslocações, seja em trabalho, seja em viagens de lazer.

Em Agosto de 2011 a revista norte-americana Travel+Leisure considerou a Estação Ferroviária de São Bento, no Porto, uma das 14 mais belas do mundo.

Sem comentários: