segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dia 15 de Agosto, dia em que se celebra a Assunção de Maria, Nossa Senhora

O dia 15 de Agosto é o 227.º dia do ano no calendário gregoriano (228.º em anos bissextos). É o dia de Assunção de Nossa Senhora, a subida de Maria ao céu.
A Ascenção da Virgem, El Greco, 1577-1579, Art Institute of Chicago, E.U.A.
A Assunção da Virgem Maria, informalmente conhecido apenas por "A Assunção", de acordo com as crenças da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, foi a assunção, ou ascensão, do corpo da Virgem Maria ao Céu no final da sua vida terrestre.

O catolicismo romano ensina, como um dogma, que a Virgem Maria "tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste". Esta doutrina foi definida dogmaticamente pelo papa Pio XII em 1 de Novembro de 1950 na constituição apostólica Munificentissimus Deus dentro do exercício da infalibilidade papal. Ainda que as Igrejas Católica e Ortodoxa acreditem na Trasladação ou Dormição de Maria (a ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano, que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, quando esse corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma. O seu túmulo foi encontrado vazio no terceiro dia), a morte de Maria não foi definida dogmaticamente.

Em Munificentissimus Deus (item 39), Pio XII aponta para o Génesis (Génesis 3:15) como o apoio nas escrituras para o dogma, destacando a vitória de Maria sobre o pecado e sobre a morte, como também aparece em I Coríntios 15:54: "então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória".

Sem comentários: