sexta-feira, 29 de julho de 2016

Níveis elevados de colesterol LDL (LDL-C) não aumentam a mortalidade acima dos 60 anos

Tem vindo a ser demonstrado que a relação do colesterol total com a mortalidade cardiovascular (CV) e por todas as causas não é tão forte como se julgava. Estudos epidemiológicos e de revisão sistemática com meta-análise revelaram até que o colesterol total se associava  inversamente com o risco cardiovascular à medida que a idade aumentava. De acordo com a primitiva "hipótese do colesterol", esperar-se-ia que a associação do colesterol total com a mortalidade CV fosse pelo menos tão forte nas pessoas idosas como nas pessoas mais jovens. Poderão, contudo, existir factores de confundimento, uma vez que o colesterol total inclui o HDL-C e o aumento deste parâmetro demonstrou conferir menor risco CV.

Foi feita uma revisão sistemática de estudos de coorte indexados à PubMed em Inglês publicados até 17 Dezembro de 2015, onde o LDL-C tivesse sido investigado como um factor de risco para mortalidade cardiovascular e por todas as causas, nos indivíduos da população geral com idade igual ou superior a 60 anos.

Foram incluídos 19 artigos, num total de 30 coortes (68 094 idosos). Verificou-se haver uma associação inversa entre a mortalidade por todas as causas e os níveis de LDL-C em 16 coortes (14 deles com significância estatística), representando 92% do número de participantes. Em duas coortes, a mortalidade cardiovascular foi maior no percentil mais baixo de LDL-C (com diferenças estatisticamente significativas) e em 7 coortes não se obteve associação.

Concluiu-se que níveis elevados de LDL-C estão inversamente associados com a mortalidade das pessoas com mais de 60 anos. Dado que as pessoas com um LDL-C elevado vivem tanto ou mais anos do que aquelas que têm um LDL-C baixo, os resultados deste estudo questionam a validade da "hipótese do colesterol" e, por outro lado, constituem um motivo para rever as recomendações do tratamento farmacológico do LDL-C como componente preventivo cardiovascular.

(Ver artigo completo em MGFamiliar)

Sem comentários: