quarta-feira, 20 de julho de 2016

Max Liebermann

Max Liebermann, pintor e gravador, essencialmente ligado ao impressionismo e ao primeiro grupo de vanguarda alemão, nasceu no dia 20 de Julho de 1847 em Berlim.

Max Liebermann, filho de um rico industrial judeu alemão, começou por estudar Leis e Filosofia, apenas descobrindo que a sua vocação se voltava mais para as questões artísticas quando ingressou na escola de pintura e desenho de Weimar, no ano de 1869. Influenciado por M. Munkácsy, W. Leibl e pela escola de Barbizon (principalmente por Millet e Courbet), Liebermann viveu em Paris (1873-1878), Munique e Berlim, onde, entre 1899 a 1911, participou na formação do primeiro grupo avant-garde, a Berliner Secession ("Secessão de Berlim").

Juntamente com Lovis Corinth e Max Slevogt, Max Liebermann tornou-se um dos expoentes máximos do impressionismo alemão. Usou a sua fortuna para comprar alguns trabalhos de artistas franceses, formando uma boa colecção de arte impressionista. Inspirado nestes trabalhos, tornou-se num muito apreciado retratista em Berlim, mas as suas preferências traduziam-se principalmente em  cenas do seu jardim, perto do Lago Wannsee, bem como no quotidiano burguês, habitual na pintura impressionista.

Reconhecido pelo seu trabalho, em 1920 Max passou a presidir à "Academia Prussiana das Artes", resignando ao cargo em 1932, quando a Academia decidiu que não empregava mais judeus ou descendentes de judeus. Após a marcha das tropas nazis através das Portas de Brandeburgo, celebrando a tomada de poder por Adolf Hitler, Liebermann comentou: «Não consigo comer tanto quanto gostaria de vomitar!».

Max Liebermann é autor de pinturas de cenas campestres, de retratos, de paisagens e de desenhos executados com agilidade e rapidez. De entre as suas obras sobressaem Depenadoras de Gansos (1873), Asilo de Anciãos em Amesterdão (1880), Mulheres Remendando Redes (1889) e O Jogador de Pólo (1902).

Max Liebermenn faleceu em 1935. Em 2006, a "Sociedade Max Liebermann" abriu ao público um museu permanente, com a sua obra e outros objectos pessoais.

Depenadoras de Gansos (Gänserupferinnen), Max Liebermann, 1873, Alte Nationalgalerie, Berlim

Sem comentários: