quinta-feira, 2 de junho de 2016

Não é necessário jejum antes dos testes de colesterol

Não há necessidade de a pessoa jejuar antes de se submeter a colheita de sangue para medir os níveis de colesterol e de triglicerídeos, afirma um estudo recentemente publicado no European Heart Journal. Para chegar a esta conclusão, cientistas da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, juntamente com pesquisadores nos E.U.A. e do Canadá, debruçaram-se sobre os dados de mais de 300 mil pacientes.

Os pesquisadores compararam avaliações randomizadas de perfis lipídicos em jejum e sem jejum entre os participantes dos estudos. Concluíram que as diferenças entre os níveis de colesterol e de triglicerídeos obtidos nas duas circunstâncias não são significativas.

Na Dinamarca, desde 2009 que são realizados exames de colesterol em momentos aleatórios do dia, sem a exigência de jejum. Tanto os pacientes como os médicos e os laboratórios beneficiaram com a mudança, já que diminuiu muito o número de pessoas que, ao chegar no local da avaliação, não puderam fazer o exame por não estarem em jejum. Também é mais fácil para trabalhadores, crianças, diabéticos e idosos, muitos dos quais têm dificuldades em jejuar.

A primeira recomendação de que o jejum já não é necessário para estes tipos de testes surgiu numa declaração conjunta da Sociedade Europeia de Aterosclerose (European Atherosclerosis Society) e da Federação Europeia de Química Clínica e Medicina Laboratorial (European Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine) envolvendo 21 especialistas internacionais. Os pesquisadores esperam que a recomendação melhore também a adesão ao tratamento de pacientes sob terapia preventiva contra ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Comentário:
O estudo recomenda que os indivíduos a quem forem encontrados valores dos níveis de colesterol e/ou de triglicerídeos acima dos respectivos níveis de normalidade, devem ser submetidos a novas análises após jejum para confirmação ou negação da anormalidade. Não é correcto estabelecer um diagnóstico de dislipidemia apenas com base em valores anormais obtidos a partir de análises sem jejum prévio.

Sem comentários: