segunda-feira, 6 de junho de 2016

Giacomo Antonio Perti

Giacomo Antonio Perti, compositor italiano do período barroco, nasceu no dia 6 de Junho de 1661 em Bolonha. Foi em Bolonha que desenvolveu grande parte da sua actividade, tendo sido aí Maestro di Capella durante sessenta anos, até à sua morte. Foi professor de Giuseppe Torelli e de Giovanni Battista Martini.

Giacomo Perti estudou canto, cravo, violino e contraponto (composição), primeiro com seu tio Lorenzo Perti, que era Mestre de Capela da catedral de S. Pietro desde 1655, e com Rocco Laurenti, mais tarde com Petronio Franceschini.

Giacomo Perti compôs as suas primeiras obras aos 17 anos, um moteto, uma missa, e trechos de um Magnificat. Um pouco mais tarde, em 1679, compôs o terceiro acto da ópera Atide, bem como a sua oratória Santa Serafina e Santa Sabina. Em 1681 foi admitido na prestigiada Accademia Filarmonica di Bologna, depois do que foi para Parma, onde estudou contraponto e música sacra com Giuseppe Corsi da Celano. A maioria dos seus Salmos, compostos no final do século XVII, estão claramente impregnados da influência de Celano.

Em 1682 Giacomo Antonio Petri foi até Modena, onde compôs o drama Oreste in Argo. Em 1690, de novo em Bolonha, foi eleito, por unanimidade, Mestre de Capela de S. Pietro, cargo que recebeu de seu tio e que ocupou durante sessenta anos. Em 1696 tornou-se também Mestre de Capela de uma outra igreja de Bolonha, a Collegiata di San Petronio, por morte de Giovanni Paolo Colonna ocorrida no ano anterior.

Giacomo Antonio Perti ficou particularmente conhecido, no seu tempo, pela música sacra e pelas óperas que compôs. Destacou-se nas obras vocais e deixou poucas obras instrumentais. Ao longo da sua carreira compôs uma série de oratórias e de cantatas. A produção de música sacra foi considerável, mais de 120 Salmos, 54 motetos, 28 missas, 83 versetti. No registo de cantata deixou perto de 150 cantatas solo. O seu estilo musical foi influenciado por Giacomo Carissimi, Antonio Cesti e Luigi Rossi

Sem comentários: