domingo, 22 de maio de 2016

Mary Cassatt

Mary Stevenson Cassatt, pintora impressionista e gravadora norte-americana, nasceu no dia 22 de Maio de 1845 na cidade de Allegheny, Pensilvânia, que actualmente faz parte de Pittsburgo.

Filha de Robert Simpson Cassat (mais tarde, Cassatt), um rico e influente homem de negócios de Pittsburgo, e de Katherine Kelso Jhonson, ambos de ascendência francesa, Mary Cassatt passou a infância entre os Estados Unidos, França e Alemanha. Fascinada, desde tenra idade, pelas obras de arte europeias, matriculou-se, ainda adolescente, na Academia de Artes da Pensilvânia, em Filadélfia. Aos vinte e três anos decidiu seguir a carreira de pintora profissional e, contra a vontade da família, partiu com uma amiga para a Europa estudar em ateliers particulares de pintores como Charles Joshua Chaplin, Thomas Couture e Jean-Léon Gérôme, entre outros.

Influenciada por DegasMary Cassatt é a melhor representante feminina do impressionismo, tendo sido muito importante a sua acção divulgadora nos Estados Unidos da América. A sua obra pictórica e gráfica tem por tema principal a maternidade e a infância (Cuidados Maternais, no museu Calouste Gulbenkian, Lisboa).

Quase cega desde 1915Mary Cassatt ficou sem poder trabalhar até à sua morte, a 14 de Junho de 1926. Está sepultada no jazigo da família, em Le Mesnil-Théribus, França. 

A Woman and Child in the Driving Seat, Mary Cassatt, 1881, Philadelphia Museum of Art, Filadélfia, E.U.A.

Sem comentários: