quinta-feira, 21 de abril de 2016

Murray Perahia (2)

Em 1990, Murray Perahia lesionou-se com um corte no dedo polegar da mão direita, que infectou. Tomou antibióticos para combater a infecção e que lhe afectaram a saúde. Em 1992 viu a sua carreira ser ameaçada por uma alteração nos ossos da mão que originou uma inflamação, razão pela qual teve que deixar de tocar piano durante alguns anos, enquanto se submetia a várias cirurgias. Perahia afirmou que, durante esses anos, tinha encontrado consolo no estudo da música de Johann Sebastian Bach. Depois da recuperação completa, Perahia levou a cabo, no final da década de 1990 uma série de gravações das obras de Bach para piano, que foram premiadas, a mais notável das quais uma interpretação das "Variações Goldberg". Tudo isto originou que Perahia fosse considerado, mais tarde, um especialista na música de Bach.

Desde então, Murray Perahia levou a cabo gravações dos "Estudos de Chopin" e das últimas sonatas para piano de Franz Schubert.

Além de sua carreira como solista Murray Perahia é um músico de câmara activo, tendo actuado com o Guarneri Quartet e o Budapest String Quartet. É também director convidado principal da orquestra da Academy of St. Martin in the Fields, com a qual tem gravado algumas das suas interpretações.

No dia 8 de Março de 2004, Murray Perahia foi nomeado "Cavaleiro Comandante Honorário da Ordem do Império Britânico" pela Rainha Isabel II.

No princípio do ano de 2005, Murray Perahia voltou a ter problemas com a sua mão, o que o obrigou a cancelar una série de concertos, por recomendação médica. Regressou à ribalta plenamente recuperado em 2006 e efectuou vários concertos em diferentes cidades da Alemanha e, em 2007, no Barbican Centre de Londres. Em Março de 2008, voltou a cancelar algumas actuações por recomendação médica, já que a mão voltou a ressentir-se.

Sem comentários: