terça-feira, 5 de abril de 2016

Louis Spohr

Louis Spohr, nascido Ludwig Spohr, compositor alemão, violinista, regente e pedagogo, nasceu no dia 5 de Abril de 1784 em Brunswick, norte da Alemanha. Assinou sempre as suas obras com a forma francesa do seu nome, como era corrente na época. É como Louis e não como Ludwig que continua hoje a ser mundialmente reconhecido fora da Alemanha.

Louis Spohr mostrou talento para violino durante toda a infância. Ingressou na orquestra ducal com a idade de 15 anos. Três anos depois, com o apoio do duque de Brunswick, foi enviado numa viagem de um ano inteiro para São Petersburgo com o violinista virtuoso Franz Anton Eck. As primeiras composições notáveis de Spohr, incluindo o seu primeiro concerto para violino datam dessa época. De regresso a casa, o duque o concedeu-lhe licença para uma temporada de concertos no norte da Alemanha. Um concerto em Leipzig, em Dezembro de 1804, impressionou o influente crítico de música Friedrich Rochlitz, não apenas pela habilidade técnica de Spohr mas também pelas suas próprias composições. Este concerto deu ao jovem fama instantânea em todo o mundo de língua alemã.

Compositor prolífico, Louis Spohr produziu mais de 150 obras com número de opus, além de muitas outras sem tais referências. Compôs música de todos os géneros. Spohr escreveu nove sinfonias e, entre 1803 e 1844, compôs mais concertos para violino do que qualquer outro compositor da época, dezasseis ao todo. Alguns deles são formalmente não convencionais, tais como o "Concerto de Um Único Movimento, N.º 8", no estilo de uma ária de ópera, e que periodicamente é revivido. Mais conhecidos hoje são, todavia, os quatro concertos para clarinete, todos escritos para o virtuoso Johann Simon Hermstedt, concertos esses que alcançaram um lugar seguro no repertório dos clarinetistas.

Louis Spohr era um violinista conceituado. Foi, também, um regente muito respeitado e um dos primeiros a usar a batuta.

Além de obras musicais, Spohr escreveu uma interessante e muito informativa autobiografia, publicada após sua morte, em Kassel, a 22 de Outubro de 1860. Existe um museu dedicado à sua memória nessa cidade.

Sem comentários: