quarta-feira, 6 de abril de 2016

André Previn

André Previn, de nome original Andreas Ludwig Priwin, compositor, pianista e maestro norte-americano, de origem alemã, nasceu no dia 6 de Abril de 1929 em Berlim.

André Previn nasceu no seio de uma família judaica. Em 1939, para escapar do regime da Alemanha Nazi, emigrou com a família para os Estados Unidos. Previn naturalizou-se como cidadão norte-americano em 1943 e cresceu em Los Angeles. No verão de 1946 graduou-se na Escola de Beverly Hills e começou a tocar em dueto com Richard M. Sherman. Previn tocava piano e acompanhava Sherman, que tocava flauta. Por coincidência, 21 anos depois, ambos os compositores ganharam o Óscar por diferentes filmes.

Em 1967, Previn tornou-se director musical da Orquestra Sinfónica de Houston e, em 1968, maestro principal  da Orquestra Sinfónica de Londres, ficando neste lugar até 1979. Durante o seu mandato na Sinfónica de Londres, ele próprio e a orquestra apareceram no programa de televisão intitulado "André Previn's Music Night". De 1976 a 1984, André Previn foi director musical da Orquestra Sinfónica de Pittsburgh e apareceu noutro programa de televisão, "Previn and the Pittsburgh". Também foi maestro principal da Orquestra Real Filarmónica, de Londres. Em 1984 André Previn foi nomeado director musical da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, ficando oficialmente à frente da orquestra em 1985.

André Previn fez muitas gravações com a Orquestra Sinfónica de Londres, incluindo três ballet completos de Tchaikovsky, "O Lago dos Cisnes", "A Bela Adormecida" e "O Quebra Nozes", e as sinfonias completas de Raplh Vaughan Williams. Com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, Previn gravou obras de Sergei Prokofiev, Antonín Dvorak, William Kraft, John Harbison e Harold Shapero.

André Previn ganhou oito prémios e obteve vinte e três nomeações para o Prémio da Academia. Entre os prémios ganhos são de salientar os quatro Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria de bandas sonoras originais.

Previn foi casado por cinco vezes. Os três primeiros casamentos foram com Betty Bennett, Dory Langdon e Mia Farrow (1970-1979). Depois do quarto casamento, com Heather Sneddon, em 1982, que durou até 2002, Previn casou com a violinista alemã Anne-Sophie Mutter, para quem escreveu posteriormente um concerto de violino. Divorciaram-se em 2006, mas continuam a trabalhar juntos ocasionalmente.

Sem comentários: