terça-feira, 1 de março de 2016

Frédéric Chopin (2)

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin, pianista e compositor polaco, nasceu no dia 1 de Março de 1810 em Zelazowa, Varsóvia.

Concertista célebre conhecido desde muito novo, Chopin foi, como compositor de peças para piano, criador de um estilo novo que fez época, percursor da linguagem musical romântica.

Nascido na Polónia, em 1831 Chopin instalou-se em Paris e não voltou a abandonar esta cidade a não ser para breves deslocações.

A vasta produção de Frédéric Chopin é quase toda dedicada ao piano, instrumento que, por isso, passou a ter uma importância e uma projecção decisiva na arte de tecla oitocentista. No seu reportório contam-se apenas dois concertos (1830) e um Allegro de Concert, este parece que fazendo parte de um concerto inacabado. Entre as suas obras salientam-se as 14 polonaises, que nos dão uma ideia quase total da personalidade do compositor, as mazurcas, os nocturnos, as sonatas, entre as quais se encontra a famosa Marcha Fúnebre, estudos (12 em 1829 e 12 em 1836), que recolhem os princípios da Chopin para o estudo da técnica pianística, as valsas, as baladas, os scherzos, os 26 prelúdios e peças diversas, como o Bolero ou a Fantasia em Mi Menor.

A obra de Frédéric Chopin revela muito do sentido musical nacionalista, o que conferiu à música polaca o seu verdadeiro prestígio internacional. A partir de 1927 passou a ter lugar, em Varsóvia, o "Concurso Internacional Chopin para Piano".

Frédéric Chopin faleceu em Paris, no seu apartamento na Praça Vendôme, n.º 12, às primeiras horas do dia 17 de Outubro de 1849. Acreditou-se, durante muito tempo, que teria morrido de tuberculose pulmonar. Estudos realizados em 2008 por Wojciech Cichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan, atribuíram a sua morte a fibrose quística.

Sem comentários: