sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Grażyna Bacewicz

Grażyna Bacewicz, compositora e violinista polaca, nasceu em Varsóvia no dia 5 de Fevereiro de 1909. Foi, depois de Maria Szymanowska, a segunda compositora polaca a alcançar renome nacional e internacional.

Foi seu pai, Vincas Bacevičius, também compositor, que deu a Grażyna as suas primeiras aulas de piano e de violino. Em 1928 Grażyna entrou para o Conservatório de Varsóvia onde estudou violino com Józef Jarzębski, piano com Józef Turczyński e composição com Kazimierz Sikorski, obtendo em 1932 os seus diplomas de violinista e de compositora. Depois de receber uma bolsa concedida por Ignacy Jan Paderewski, continuou a sua formação em Paris, na "École Normale de Musique". De 1932 a 1933 estudou composição com Nadia Boulanger e violino com André Touret. Regressou momentaneamente à Polónia para ensinar em Łódź, depois voltou para Paris, em 1934, para estudar com o violinista húngaro Carl Flesh.

Terminados os estudos, Grażyna Bacewicz desenvolveu uma grande actividade musical como solista, compositora e membro de júris. De 1936 a 1938 foi primeiro violino da orquestra da rádio polaca, que era dirigida então por Grzegorz Fitelberg. Esse lugar deu-lhe a oportunidade de dar a conhecer uma série de composições suas. Durante a II Grande Guerra Mundial, Grażyna Bacewicz viveu em Varsóvia, continuando a compor e a dar concertos.

Grażyna Bacewicz dedicou tempo à sua vida familiar. Casou em 1936 e deu à luz uma filha, Alina Biernacka, que veio a ser uma pintora reconhecida. Depois da guerra, Grażyna ocupou um lugar de professora no Conservatório de Łódź. A sua actividade musical centrou-se então na composição, estimulada por numerosos prémios e comendas. Finalmente a composição tornou-se a sua única ocupação, em 1954, depois de ter ficado ferida gravemente em consequência de um acidente de carro. Faleceu em Varsóvia a 17 de Janeiro de 1969.

Sem comentários: