segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Radu Lupu

Radu Lupu, pianista romeno, nasceu no dia 30 de Novembro de 1945 em Galaţi, nas margens do Danúbio.

Radu Lupu começou a estudar piano, aos seis anos de idade, com Lia Busuioceanu. Deu o seu primeiro concerto público com a idade de doze anos, interpretando obras da sua própria autoria.

Após completar os estudos no Instituto de Galaţi  de graduar-se na Escola Popular de Arte em Brașov, Lupu prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Bucareste con Florica Musicescu, que foi também professora de Dinu Lipatti e de Cella Delavrancea. Em 1961, Lupu foi galardoado com uma bolsa para estudar no Conservatório P. I. Tchaikovsky de Moscovo, onde teve aulas com Galina Eghyazarova, Heinrich Neuhaus (professor de Sviatoslav Richter e de Emil Gilels) e Stanislav Neuhaus.

Durante o período da sua formação no Conservatório de Moscovo (1961-1969), Radu Lupu foi premiado, entre outros com primeiros lugares nas competições Van Cliburn International Piano Competition (1966) e Leeds International Pianoforte Competition (1969).

Desde então, Radu Lupu trabalhou com diversas orquestras famosas. Em 1972 tocou nos Estados Unidos da América do Norte com a Orquestra de Cleveland (maestro Daniel Barenboim) e com a Orquestra Sinfónica de Chicago (maestro Carlo Maria Giulini). Em 1978 estreou-se no Festival de Salzburgo com a Orquestra Filarmónica de Berlim sob a direcção de Herbert von Karajan e tocou, em 1986, no concerto de abertura desse festival com a Orquestra Filarmónica de Viena, dirigida por Riccardo Muti.

Em 1996 Radu Lupu foi premiado com o Grammy Award (38.ª edição) na categoria de "Melhor performance instrumental de solista de música clássica (sem orquestra)".

Os concertos e as gravações de Radu Lupu para a gravadora Decca têm sido constantemente aclamadas pelo público, apesar de não serem frequentes e serem baseados num repertório limitado. Lupu estudou de acordo com a escola pianística russa, mas é particularmente conhecido pelas suas interpretações dos compositores alemães e austríacos do século XVIII e XIX, como Franz Schubert, Johannes Brahms, Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Também se destacam as suas versões do compositor checo Leoš Janáček e do húngaro Béla Bártok.

Nos seus concertos, Radu Lupu não se senta em uma banqueta de piano, mas sim numa cadeira vulgar. Lupu tem tocado inúmeras vezes em concertos de música de câmara com destacados músicos, como o violinista Szymon Goldberg, a soprano Barbara Hendricks ou o pianista Murray Perahia.

Sem comentários: