sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sobre a entrevista de Freitas de Amaral na RTP

«Freitas do Amaral deu nova entrevista. Tão pomposa como cheia de erros e ignorância. Como outros, beneficia de um estatuto próprio da nossa parolice: o de senador e intocável. Valham-nos os plebeus!
.../...
Na verdade não há, nesta entrevista de Freitas do Amaral, nada que a distinga de forma substantiva de muitas outras que deu nos últimos anos, desde que foi promovido ao Olimpo dos “senadores” da República. Na verdade, nem terá sido mais disparatada ou mais pomposa de que muitas outras prestações de outros dos nossos “senadores”. Não mereceria duas linhas de comentário se não fosse altura de dizer “basta!” a este novo tipo de parolice nacional que é o desfile de figuras egrégias pelos nossos espaços mediáticos, todas elas apresentadas como venerandas figuras que pairam acima da nossa vulgaridade de cidadãos, todas ouvidas com uma reverência incompreensível, todas elas com muitas responsabilidades no estado a que o país chegou mas todas elas, também, escutadas como áugures insusceptíveis de contestação, de simples contraditório.».../...

(Excertos do artigo do jornalista José Manuel Fernandes, intitulado "Para ter senadores destes, prefiro os plebeus", publicado hoje no jornal online "Observador") 

Sem comentários: