terça-feira, 22 de julho de 2014

Lei n.º 11/2014: "uma eutanásia social e profissional aos reformados"

Na noite da passada quarta-feira, no seu espaço habitual de comentário na SIC Notícias, Bagão Félix criticou a Lei n.º 11/2014, publicada no dia 6 de Março do ano corrente, que impede os pensionistas do Estado de exercerem funções, mesmo que não remuneradas, em entidades públicas, incluindo empresas públicas.

Para Bagão Félix, trata-se do "cúmulo de estupidez legislativa", já que na sua opinião a lei (leia-se o seu artigo 78º) abrange "qualquer tipo de actividade, com qualquer duração", independentemente de ser ou não remunerada. "Um país que desperdiça recursos dos mais velhos é indigno de um Estado de bem", afirmou.

Bagão Félix salientou ainda que, segundo a lei, ainda que a actividade seja exercida sem remuneração, a pessoa "pode perder" acesso à sua reforma durante o período em que exercer tal actividade.

Para o antigo ministro, o problema "não é uma questão de dinheiro", mas sim aquilo que pensa ser uma forma de "considerar pessoas oficialmente inúteis". Bagão Félix acrescentou ainda que esta "é uma forma pouco subtil de aplicar uma eutanásia social e profissional aos reformados".

Sem comentários: