quarta-feira, 23 de abril de 2014

Serguei Prokofiev

Serguei Sergueievitch Prokofiev, pianista ucraniano e um dos compositores mais celebrados do século XX, nasceu no dia 23 de Abril de 1891 em Sontsovka, actualmente  Krasne, no Óblast de Donetsk, na Ucrânia.

Filho único, sua mãe era pianista e o pai era engenheiro agrónomo, a família vivia com relativo desafogo económico. Encorajado por Alexander Glazunov e apesar de seus pais não apoiarem a sua entrada na carreira musical tão cedo, em 1904 Serguei Prokofiev foi para São Petersburgo e inscreveu-se no Conservatório de São Petersburgo. Entre os seus professores estavam Rimsky-Korsakov, Liadov e Tcherepnin. Nessa altura já tinha composto três óperas, e já estava a trabalhar na quarta. Passou nos testes de acesso e iniciou os estudos de composição no mesmo ano. Sendo muito mais jovem do que os seus colegas de classe, era visto como excêntrico e arrogante e ele próprio se mostrava insatisfeito com a educação, que considerava entediante. Em 1908 estreou-se como pianista. No ano seguinte gradou-se em composição e continuou no conservatório dedicando-se ao piano e à condução. Era visto como enfant terrible, imagem que ele próprio cultivava.

Serguei Prokofiev voltou para a academia durante a Primeira Guerra Mundial, então para estudar órgão. Compôs a ópera O Jogador, com base na obra homónima de Fiodor Dostoievski, um estudo sobre a obsessão. A estreia foi cancelada devido à Revolução Russa de 1917.

Após a revolução, Serguei Prokofiev viveu no Japão, E.U.A., Alemanha e França, voltando à U.R.S.S. em 1934. Com as suas primeiras obras contribuiu para a formação de uma linguagem musical anti-romântica. Influenciado depois pela política cultural soviética, dedicou-se cada vez mais ao folclore tradicional. As grandes linhas melódicas e uma tendência para o grotesco são traços característicos das suas obras. Além de óperas (O Amor das Três Laranjas, em 1921, O Jogador, em 1929, Guerra e Paz, em 1944), compôs bailados (O Bobo, em 1921, Romeu e Julieta, em 1938, A Gata-Borralheira, em 1945, A Flor de Pedra, em 1954), sete sinfonias, o conto Pedro e o Lobo (1936), cinco concertos para piano, dois concertos para violino, numerosas obras para piano, música de câmara, canções, etc.

Serguei Prokofiev morreu em Moscovo, com 61 anos, no dia 5 de Março de 1953, no mesmo dia em que também morreu Josef Stalin. A sua morte tem sido geralmente atribuída a hemorragia cerebral, mas é sabido que já se encontrava muito doente nos últimos oito anos de vida. Tinha apenas iniciado os ensaios para o seu bailado A Flor de Pedra, que foi levado à cena no ano seguinte.

<

Sem comentários: